Este artigo pretende dar uma visão sobre a nossa jornada no desenvolvimento de sistemas de telemetria para gestão de frotas em mineração. Remontaremos ao nosso humilde começo, quando, com poucos recursos, construímos o nosso protótipo inicial, o Easymine 1.0.
O Easymine 1.0 foi o resultado de nossa incursão inicial na telemetria aplicada à gestão de frotas na mineração. Tratava-se de um protótipo caseiro, desenvolvido com conhecimentos básicos de eletrônica e com recursos limitados. O coração do sistema consistia em um conjunto de códigos que, ao acionar o sensor de báscula, permitia a leitura de dados no computador de bordo. Este protótipo era dotado de 8 portas analógicas e 8 portas digitais, através das quais podíamos capturar informações de vários outros sensores.
Através de uma evolução contínua do protótipo, chegamos à versão 3.0 do nosso sistema de telemetria. Nessa versão, além dos recursos iniciais, incorporamos GPS e um módulo CANBUS para leitura de dados de veículos rodoviários, que são comumente adaptados para uso na mineração. Assim, a versão 3.0 do Easymine passou a fornecer dados telemétricos, como velocidade, RPM, odômetro, horímetro, nível de combustível no tanque, consumo de combustível e status do freio estacionário.
Com a combinação desses dados, pudemos extrair várias informações críticas para o sistema de gestão de frotas. Por exemplo, podemos criar mapas de calor que ilustram áreas onde a aceleração excede os limites pré-determinados, baseando-se na posição do pedal e na rotação do motor (RPM). Este recurso nos permite melhorar o layout das vias, promovendo uma condução mais eficiente. Outra característica importante é a gestão do combustível, levando em conta o nível do tanque e o consumo instantâneo.
Através da análise do comportamento do operador, como os padrões de aceleração, rotação do motor e consumo de combustível, somos capazes de identificar variações na eficiência do uso do equipamento entre diferentes operadores. Estas informações nos permitem criar padrões de análise e fornecer treinamentos específicos para grupos de operadores e motoristas, visando otimizar seus padrões de condução.
Dado o nosso forte compromisso com o desenvolvimento tecnológico para mineração, continuamos a inovar. Na versão 4.0, incorporamos uma conectividade com LAN (Ethernet), Bluetooth, WIFI, RJ485, CAN-BUS e passamos a utilizar conectores IP67 facilitando a integração com módulos CAN-BUS para toda a frota rodoviária pesada e leve. Também passamos a ler protocolos privados, como VIMS da Caterpillar e PLM/VHMS da Komatsu, oferecendo uma série de novas funcionalidades, além de uma comunicação e configuração mais prática com os computadores de bordo do Easymine.
Esta versão proporciona uma quantidade ainda maior de dados, incluindo a captura de pesos de caminhões fora de estrada e informações disponíveis para módulos de Rack, Pit e Baias, análise de Payload, e outras funções avançadas.
A telemetria 4.0 inclui um aplicativo embarcado que permite ao técnico configurar os recursos do equipamento pelo seu celular. Isto torna a instalação e a manutenção mais práticas, permitindo a execução de diagnósticos de forma eficiente.
O desenvolvimento de nossos sistemas de telemetria tem sido uma jornada excitante e recompensadora. Com cada nova versão, estamos sempre buscando melhorar a eficiência e a eficácia da gestão de frotas na indústria de mineração.
O último lançamento em termos de hardware é o Easymine Gateway, que possui partes da funções básicas da telemetria 4.0, tendo o GPS de 1,5 metros de precisão, porta de entrada para sinal de báscula e entrada para CANBUS J1939, que cobre toda a telemetria de veículos rodoviários. Ela ainda pode se conectar com o computador embarcado da Instale ou até mesmo um tablet por bluetooh.
No caso do tablet ela substitui os dados do GPS do Tablet, garantindo maior assertividade de posicionamento e automatiza partes do ciclo do equipamento, facilitando assim também os apontamentos pelo operador/motorista.
Os dados de telemetria de todas as versões do sistema geram mais confiança e assertividade em qualidade de dados, como por exemplo: pegar a velocidade, odômetro e horimetro da telemetria nativa do equipamento.
Com a velocidade, obtém-se qualidade em dados de ciclo, como velocidade média, velocidade carregado ou descarregado, e maior assertividade no cruzamento de dados com geoprocessamento, tendo assim efetivos mapas de calor para melhorias de vias.
A maior precisão do GPS auxlia na certificação que os equipamentos estejam com os dados corretos em tempo real e através de relatórios em rastro dos equipamentos, validando também o local da báscula e carregamento dentro de uma cerca eletrônica.
No próximo artigo estaremos detalhando o funcionamento do Rack, Pitch, Bias e Payload. Não deixe de nos seguir nas redes sociais.
Quer saber mais sobre os recursos do Easymine de telemetria, entre em contato com nosso time de vendas.