Notícias e Recursos

Telemetria na Gestão de Frota na Mineração

Este artigo pretende dar uma visão sobre a nossa jornada no desenvolvimento de sistemas de telemetria para gestão de frotas em mineração. Remontaremos ao nosso humilde começo, quando, com poucos recursos, construímos o nosso protótipo inicial, o Easymine 1.0.

O Easymine 1.0 foi o resultado de nossa incursão inicial na telemetria aplicada à gestão de frotas na mineração. Tratava-se de um protótipo caseiro, desenvolvido com conhecimentos básicos de eletrônica e com recursos limitados. O coração do sistema consistia em um conjunto de códigos que, ao acionar o sensor de báscula, permitia a leitura de dados no computador de bordo. Este protótipo era dotado de 8 portas analógicas e 8 portas digitais, através das quais podíamos capturar informações de vários outros sensores.

 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Figura 1 – Protótipo de Circuito de Telemetria (Easymine 2010)

Através de uma evolução contínua do protótipo, chegamos à versão 3.0 do nosso sistema de telemetria. Nessa versão, além dos recursos iniciais, incorporamos GPS e um módulo CANBUS para leitura de dados de veículos rodoviários, que são comumente adaptados para uso na mineração. Assim, a versão 3.0 do Easymine passou a fornecer dados telemétricos, como velocidade, RPM, odômetro, horímetro, nível de combustível no tanque, consumo de combustível e status do freio estacionário.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Figura 2 – Telemetria 3.0 – UCM Easymine

Com a combinação desses dados, pudemos extrair várias informações críticas para o sistema de gestão de frotas. Por exemplo, podemos criar mapas de calor que ilustram áreas onde a aceleração excede os limites pré-determinados, baseando-se na posição do pedal e na rotação do motor (RPM). Este recurso nos permite melhorar o layout das vias, promovendo uma condução mais eficiente. Outra característica importante é a gestão do combustível, levando em conta o nível do tanque e o consumo instantâneo.

Através da análise do comportamento do operador, como os padrões de aceleração, rotação do motor e consumo de combustível, somos capazes de identificar variações na eficiência do uso do equipamento entre diferentes operadores. Estas informações nos permitem criar padrões de análise e fornecer treinamentos específicos para grupos de operadores e motoristas, visando otimizar seus padrões de condução.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Figura 3 – Dados de Combustível Equipamentos (Easymine)

Dado o nosso forte compromisso com o desenvolvimento tecnológico para mineração, continuamos a inovar. Na versão 4.0, incorporamos uma conectividade com LAN (Ethernet), Bluetooth, WIFI, RJ485, CAN-BUS e passamos a utilizar conectores IP67 facilitando a integração com módulos CAN-BUS para toda a frota rodoviária pesada e leve. Também passamos a ler protocolos privados, como VIMS da Caterpillar e PLM/VHMS da Komatsu, oferecendo uma série de novas funcionalidades, além de uma comunicação e configuração mais prática com os computadores de bordo do Easymine.

Esta versão proporciona uma quantidade ainda maior de dados, incluindo a captura de pesos de caminhões fora de estrada e informações disponíveis para módulos de Rack, Pit e Baias, análise de Payload, e outras funções avançadas.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Figura 4 – Telemetria 4.0 – UCM Easymine

A telemetria 4.0 inclui um aplicativo embarcado que permite ao técnico configurar os recursos do equipamento pelo seu celular. Isto torna a instalação e a manutenção mais práticas, permitindo a execução de diagnósticos de forma eficiente.

O desenvolvimento de nossos sistemas de telemetria tem sido uma jornada excitante e recompensadora. Com cada nova versão, estamos sempre buscando melhorar a eficiência e a eficácia da gestão de frotas na indústria de mineração.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Figura 4 – Software Embarcado da Telemetria 4.0

O último lançamento em termos de hardware é o Easymine Gateway, que possui partes da funções básicas da telemetria 4.0, tendo o GPS de 1,5 metros de precisão, porta de entrada para sinal de báscula e entrada para CANBUS J1939, que cobre toda a telemetria de veículos rodoviários. Ela ainda pode se conectar com o computador embarcado da Instale ou até mesmo um tablet por bluetooh.

No caso do tablet ela substitui os dados do GPS do Tablet, garantindo maior assertividade de posicionamento e automatiza partes do ciclo do equipamento, facilitando assim também os apontamentos pelo operador/motorista.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Figura 5 – Easymine Plus (Tablet) + Gateway (Telemetria)

Os dados de telemetria de todas as versões do sistema geram mais confiança e assertividade em qualidade de dados, como por exemplo: pegar a velocidade, odômetro e horimetro da telemetria nativa do equipamento.

Com a velocidade, obtém-se qualidade em dados de ciclo, como velocidade média, velocidade carregado ou descarregado, e maior assertividade no cruzamento de dados com geoprocessamento, tendo assim efetivos mapas de calor para melhorias de vias.

A maior precisão do GPS auxlia na certificação que os equipamentos estejam com os dados corretos em tempo real e através de relatórios em rastro dos equipamentos, validando também o local da báscula e carregamento dentro de uma cerca eletrônica.

No próximo artigo estaremos detalhando o funcionamento do Rack, Pitch, Bias e Payload. Não deixe de nos seguir nas redes sociais.

Quer saber mais sobre os recursos do Easymine de telemetria, entre em contato com nosso time de vendas.

Compartilhe esse Conteúdo

Mensagem Enviada!

Em breve nossa equipe entrará em contato!

Nos siga nas redes sociais

Open chat
Precisa de Ajuda?
Olá👋
Como posso ajudar você?