Notícias e Recursos

Blockchain na Mineração

A tecnologia inovadora do blockchain não está presente apenas na sua maior utilização, criptomoedas, como a bitcoin existe uma grande gama de setores que o blockchain está trazendo inovações, como por exemplo: Saúde, Logística e Mineração.

Para quem não sabe como o blockchain funciona segue uma simples explanação: É uma tecnologia que garante a segurança das transações sendo possível rastrear o envio e recebimento de informações.

Para entender melhor, são como vários blocos espalhados pela internet onde cada um deles tem uma função matemática capaz de gerar um código om letras e números. Cada bloco tem o código do anterior permitindo que se conectem e garante que não houve violação. Essa conexão entre os blocos forma uma corrente de dados, chamando assim de blockchain. (Vale a pena pesquisar mais para ver como a tecnologia funciona e como existem variações dela.)

Na mineração inicialmente foi estudado para utilizar no rastreio de material, sendo da extração até a venda, garantindo a qualidade do material ao comprador informando vários dados: local de extração, quando foi extraído, etc. Porém os processos de mineração das indústrias ficou difícil seguir o rastreio do produto. Apesar disso para alguns tipos de materiais isso ainda é possível, como por exemplo a extração de diamantes.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Blockchain é Utilizado no Combate de Diamante de Sangue e Falsificações

Ultimamente, a tecnologia de blockchain na mineração tem ganhado outro ponto muito importante, o ESG (Environmental, social and corporate governance), que são os dados ambientais, sociais e de governança corporativa e referem-se a métricas relacionadas a ativos intangíveis dentro da empresa, uma forma de pontuação de crédito social corporativa. O ESG é muito importante também na relação com investidores, qualidade de informações para os clientes e os governos.

Para isso grandes mineradoras estão registrando os seus dados de ESG em plataformas de blockchain, para garantir que esses dados são realmente confiáveis e protegidos. Empresas como a Rio Tinto é uma das grandes pioneiras desse tipo de projeto.

Outro modelo de utilização de blockchain é sobre o registro de contrato entre fornecedores e clientes, com todas as informações dessa cadeia comercial dentro da plataforma. Garantindo também a segurança das informações comerciais. Este inclusive criado por brasileiros sendo chamado e tem o potencial de ser o maior projeto de blockchain industrial do mundo.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Estima-se que os avanços da tecnologia ainda podem ser disruptivos e inovadores com o avanço da criação das hardtech’s. Que são startup’s e ecossistemas que abraças tecnologias complexas para solução de problemas.

Conheça mais sobre o blockchain na mineração, pesquise e se aprofunde, com certeza vai ser uma das tecnologias mais importantes no avanço do setor mineral no Brasil e no Mundo.

Blockchain é uma tecnologia que pode ser usada na mineração de diversas formas, desde o controle de processos de produção até a garantia da proveniência e autenticidade de minerais extraídos. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a tecnologia blockchain pode ser usada na mineração:

  1. Controle da cadeia de suprimentos: Blockchain pode ser usado para rastrear a cadeia de suprimentos de minerais, garantindo que todos os produtos sejam originados de fontes legítimas e não de minas ilegais ou violações dos direitos humanos. O processo de mineração, transporte, armazenamento e venda pode ser registrado na blockchain, permitindo que os compradores verifiquem a origem do material.
  2. Registro de dados de produção: A blockchain pode ser usada para registrar dados de produção em tempo real, fornecendo uma visão abrangente da produção e permitindo que os operadores monitorem e gerenciem efetivamente suas operações.
  3. Gestão de contratos: Contratos inteligentes podem ser criados na blockchain para garantir que todas as transações sejam seguras e justas para ambas as partes. Isso pode incluir contratos de compra e venda de minerais, acordos de leasing de terras, acordos de royalties e muito mais.
  4. Contabilidade e transações financeiras: Blockchain pode ser usado para realizar transações financeiras entre mineradoras, bancos e outros participantes do setor. Isso pode incluir pagamentos de salários de trabalhadores, transações entre empresas, e muitos outros processos financeiros.
  5. Verificação de conformidade regulatória: A blockchain pode ser usada para verificar a conformidade com regulamentos governamentais e do setor. Regulamentos ambientais, de segurança, saúde e segurança ocupacional, entre outros, podem ser registrados na blockchain para garantir a conformidade.

Hardtechs, Blockchain e Gestão de Frota na Mineração

Integração de IoT e Blockchain

Startups de hardtech estão na vanguarda da integração entre IoT (Internet das Coisas) e blockchain. Sensores IoT podem ser instalados em veículos e equipamentos de mineração para coletar uma variedade de dados, como localização, condição do motor, níveis de combustível e muito mais. Esses dados são então registrados em um blockchain, garantindo sua integridade e tornando-os acessíveis apenas para partes autorizadas.

Exemplo: Monitoramento de Desgaste de Equipamentos

Imagine um cenário onde os pneus de caminhões de mineração estão equipados com sensores IoT que monitoram o desgaste em tempo real. Esses dados são enviados para um blockchain, onde podem ser acessados por gerentes de frota para determinar quando os pneus precisam ser substituídos. Isso evita paradas não planejadas e aumenta a eficiência operacional.

Exemplo: Rastreamento de Localização e Consumo de Combustível

Sensores de localização e de combustível podem fornecer dados em tempo real sobre onde cada veículo está e quanto combustível está sendo usado. Ao armazenar esses dados em um blockchain, é possível garantir que as informações sejam imutáveis e transparentes. Isso pode ser útil para otimizar rotas e para auditorias de consumo de combustível.

Exemplo: Conformidade Regulatória e Segurança

Dados sobre emissões de poluentes, velocidade dos veículos e horas de operação dos motoristas também podem ser registrados em um blockchain. Isso não apenas ajuda na conformidade com regulamentos ambientais e de segurança, mas também pode fornecer um registro imutável em caso de incidentes ou disputas legais.

Vantagens para a Gestão de Frota

  1. Transparência: Todos os stakeholders têm acesso a dados confiáveis e verificáveis.
  2. Eficiência: A manutenção pode ser programada de forma proativa, reduzindo o tempo de inatividade.
  3. Conformidade: Facilita a adesão a regulamentos e padrões, tanto ambientais quanto de segurança.
  4. Segurança: A imutabilidade do blockchain oferece um nível adicional de segurança contra fraudes e manipulações.

Em resumo, blockchain pode ser uma tecnologia valiosa na mineração, permitindo a rastreabilidade, transparência e eficiência em todas as etapas da cadeia de suprimentos.

Dentro da mina, a tecnologia blockchain pode ser aplicada para melhorar a segurança, o monitoramento de equipamentos e o controle de qualidade. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a tecnologia blockchain pode ser usada dentro da mina:

  1. Monitoramento de equipamentos: A blockchain pode ser usada para monitorar o desempenho dos equipamentos de mineração em tempo real, permitindo que os operadores identifiquem e corrijam problemas rapidamente. Sensores podem ser instalados em equipamentos de mineração para coletar dados e enviar esses dados para a blockchain, que pode registrar e analisar os dados.
  2. Melhoria da segurança: A blockchain pode ser usada para melhorar a segurança dentro da mina, permitindo que os operadores monitorem e registrem os incidentes de segurança e usem esses dados para implementar medidas de segurança preventivas. A blockchain pode ser usada para registrar os dados de segurança em tempo real, permitindo que os operadores monitorem e respondam rapidamente a quaisquer problemas.
  3. Controle de qualidade: A blockchain pode ser usada para garantir a qualidade dos minerais extraídos. As amostras de minerais podem ser registradas na blockchain, permitindo que os operadores verifiquem a qualidade e a autenticidade do produto.
  4. Gerenciamento de energia: A blockchain pode ser usada para gerenciar o consumo de energia dentro da mina, permitindo que os operadores identifiquem áreas de desperdício e implementem medidas para reduzir o consumo de energia.
  5. Registro de incidentes e ocorrências: A blockchain pode ser usada para registrar incidentes, acidentes e ocorrências dentro da mina. Esses dados podem ser usados para investigações futuras e para melhorar a segurança no local.

Em resumo, a tecnologia blockchain pode ser aplicada dentro da mina para melhorar a segurança, monitorar equipamentos, controlar a qualidade, gerenciar o consumo de energia e registrar incidentes e ocorrências. A utilização de blockchain pode levar a uma mineração mais eficiente e segura, além de maior transparência e confiança na cadeia de suprimentos de minerais.

Compartilhe esse Conteúdo

pt_BRPortuguês do Brasil

Mensagem Enviada!

Em breve nossa equipe entrará em contato!

Nos siga nas redes sociais